Um morto em uma batalha entre manifestantes e a polícia em Fortaleza
Nova onda de violência em manifestações antes do jogo entre Espanha e Itália Três policiais e um manifestante foram feridos

Apenas 24 horas após a violência em Belo Horizonte entre grupos de vândalos e as forças policiais, uma pessoa morreu em nova batalha campal em Fortaleza por causa da partida entre Espanha e Itália, como informou a agência AP.
Duas horas antes do jogo, cinco mil pessoas protestavam contra os gastos excessivos com a Copa das Confederações. Entre elas havia grupos violentos que enfrentaram a polícia, deixando feridos três agentes e um manifestante.
Os enfrentamentos ocorreram nos arredores do estádio Arena Castelão. Tudo começou quando os vândalos sequestraram e assaltaram um ônibus e tentaram jogá-lo contra a polícia, que reagiu com força. Além disso, os manifestantes conseguiram romper o cordão de isolamento e lançaram pedras e bombas caseiras contra a polícia.
Algumas pessoas que chegavam ao estádio se viram cercadas pela violência e sofreram com efeito do gás lacrimogêneo lançado pela polícia. Moradores vizinhos do estádio protegeram as suas casas para que não fossem saqueadas pelos grupos violentos.
Na Avenida Dedé Brasil, a manifestação ocupou pacificamente as duas pistas que conduzem ao estádio. Já eram esperadas manifestações violentas em Fortaleza há alguns dias, como ocorreu em Belo Horizonte. Mais uma vez, a impressão de muitos foi de que a polícia não conseguiu isolar os violentos antes do início dos protestos.
Em Fortaleza e, de modo geral, no Brasil, os antipáticos torciam pela Itália para que a seleção não tivesse de enfrentar a temida Espanha na final. Porém, antes desta coincidência, a Espanha era o time favorito dos brasileiros. Os antipáticos tem criticado muito a nova seleção, que não provoca tanto entusiasmo quanto as anteriores, que levaram o Brasil ao pentacampeonato.
Tradução: Cristina Cavalcanti
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Últimas noticias
La reina Sofía tendrá su propia protectora de animales en Arganda del Rey
Puente anuncia que el abono de transportes único se podrá utilizar a partir del 19 de enero
El Govern acuerda con los comunes mantener la bonificación del 50% en el transporte público en Cataluña
Gala 13 y final de ‘Operación Triunfo’: el podium más justo en la edición menos atractiva
Lo más visto
- Un trabajador de Acciona asegura que fue el exdirector de Construcción quien le sugirió colaborar con Servinabar, la empresa a la que la UCO vincula con Cerdán
- Eurovisión 2026 cierra la lista de sus países participantes, la cifra más baja desde 2004
- El juez cree que la red de Leire Díez y el exdirector de la SEPI contó con “diversos cargos públicos” para el cobro de comisiones entre 2021 y 2023
- La UE eleva la presión sobre Venezuela al prorrogar las sanciones al círculo de Maduro en plena escalada de Estados Unidos
- Sánchez se mueve para seguir: pacta una cita con Junqueras, anuncia un abono único y descarta tocar el Gobierno




























































