_
_
_
_
_

Um morto em uma batalha entre manifestantes e a polícia em Fortaleza

Nova onda de violência em manifestações antes do jogo entre Espanha e Itália Três policiais e um manifestante foram feridos

Juan Arias

Apenas 24 horas após a violência em Belo Horizonte entre grupos de vândalos e as forças policiais, uma pessoa morreu em nova batalha campal em Fortaleza por causa da partida entre Espanha e Itália, como informou a agência AP.

Duas horas antes do jogo, cinco mil pessoas protestavam contra os gastos excessivos com a Copa das Confederações. Entre elas havia grupos violentos que enfrentaram a polícia, deixando feridos três agentes e um manifestante.

Os enfrentamentos ocorreram nos arredores do estádio Arena Castelão. Tudo começou quando os vândalos sequestraram e assaltaram um ônibus e tentaram jogá-lo contra a polícia, que reagiu com força. Além disso, os manifestantes conseguiram romper o cordão de isolamento e lançaram pedras e bombas caseiras contra a polícia.

Algumas pessoas que chegavam ao estádio se viram cercadas pela violência e sofreram com efeito do gás lacrimogêneo lançado pela polícia. Moradores vizinhos do estádio protegeram as suas casas para que não fossem saqueadas pelos grupos violentos.

Na Avenida Dedé Brasil, a manifestação ocupou pacificamente as duas pistas que conduzem ao estádio. Já eram esperadas manifestações violentas em Fortaleza há alguns dias, como ocorreu em Belo Horizonte. Mais uma vez, a impressão de muitos foi de que a polícia não conseguiu isolar os violentos antes do início dos protestos.

Em Fortaleza e, de modo geral, no Brasil, os antipáticos torciam pela Itália para que a seleção não tivesse de enfrentar a temida Espanha na final. Porém, antes desta coincidência, a Espanha era o time favorito dos brasileiros. Os antipáticos tem criticado muito a nova seleção, que não provoca tanto entusiasmo quanto as anteriores, que levaram o Brasil ao pentacampeonato.

Únete a EL PAÍS para seguir toda la actualidad y leer sin límites.
Suscríbete

Tradução: Cristina Cavalcanti

Regístrate gratis para seguir leyendo

Si tienes cuenta en EL PAÍS, puedes utilizarla para identificarte
_
Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_