Selecciona Edición
Conéctate
Selecciona Edición
Tamaño letra

O futebol de rua pelo Brasil

O fotógrafo paulistano Caio Vilela registrou pelos 27 estados a espontaneidade do esporte mais popular do país

  • No calçadão do Arpoador, meninos jogam bola no passeio de pedestres. Ao fundo, as praias da zona sul do Rio de Janeiro e o morro Dois Irmãos.
    1No calçadão do Arpoador, meninos jogam bola no passeio de pedestres. Ao fundo, as praias da zona sul do Rio de Janeiro e o morro Dois Irmãos.
  • Numa cidade de 11 mil habitantes ao sul do estado do Tocantins, um grupo de meninos estreiam a bola nova no campinho da localidade.
    2Numa cidade de 11 mil habitantes ao sul do estado do Tocantins, um grupo de meninos estreiam a bola nova no campinho da localidade.
  • Nem a chuva conseguiu interromper a pelada em Penedo, ao sul do estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco.
    3Nem a chuva conseguiu interromper a pelada em Penedo, ao sul do estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco.
  • Os dilúvios habituais e constantes de um clima quente e úmido não intimidam os meninos de Oiapoque, no extremo norte do país.
    4Os dilúvios habituais e constantes de um clima quente e úmido não intimidam os meninos de Oiapoque, no extremo norte do país.
  • Os jogadores são apenas sombras admirando a bola no ar, num jogo de fim de tarde em Juazeiro do Norte, ao sul do estado do Ceará.
    5Os jogadores são apenas sombras admirando a bola no ar, num jogo de fim de tarde em Juazeiro do Norte, ao sul do estado do Ceará.
  • Meninos jogam bola em um campo cercado pela mata em Santa Terezinha, cidade que está próxima à divisa com o estado do Rio Grande do Norte. A trave foi feita com troncos de árvores.
    6Meninos jogam bola em um campo cercado pela mata em Santa Terezinha, cidade que está próxima à divisa com o estado do Rio Grande do Norte. A trave foi feita com troncos de árvores.
  • Esporadicamente, os vizinhos da capital se desafiam a partidas de futebol em 'superquadras' poliesportivas como esta.
    7Esporadicamente, os vizinhos da capital se desafiam a partidas de futebol em 'superquadras' poliesportivas como esta.
  • Três meninos disputam a bola à beira da praia dos pescadores, em Itaipava. A cidade está ao sul do estado do Espírito Santo.
    8Três meninos disputam a bola à beira da praia dos pescadores, em Itaipava. A cidade está ao sul do estado do Espírito Santo.
  • Em Atins, nos Lençóis Maranhenses, dois rapazes tentam cabecear a bola. O gol foi improvisado com finos troncos de árvores.
    9Em Atins, nos Lençóis Maranhenses, dois rapazes tentam cabecear a bola. O gol foi improvisado com finos troncos de árvores.
  • Os dois meninos estavam jogando na praia enquanto a maré subia. Na região dos Lençóis Maranhenses não se sabe qual é a maior dificuldade: se jogar bola na areia fina das dunas ou com água até a canela.
    10Os dois meninos estavam jogando na praia enquanto a maré subia. Na região dos Lençóis Maranhenses não se sabe qual é a maior dificuldade: se jogar bola na areia fina das dunas ou com água até a canela.
  • No interior do estado do Pará e às margens do Rio Araguaia, cinco rapazes correm atrás da bola para marcar um gol, delimitado por dois bambus.
    11No interior do estado do Pará e às margens do Rio Araguaia, cinco rapazes correm atrás da bola para marcar um gol, delimitado por dois bambus.
  • Em um assentamento do Movimento dos Sem Terra em Marabá, cinco meninos observam a bola, que passou por cima da trave de madeira.
    12Em um assentamento do Movimento dos Sem Terra em Marabá, cinco meninos observam a bola, que passou por cima da trave de madeira.
  • No calçadão em frente ao Teatro Amazonas, em Manaus, dois meninos esperam dominar a bola que começa a cair.
    13No calçadão em frente ao Teatro Amazonas, em Manaus, dois meninos esperam dominar a bola que começa a cair.
  • Dois times competem em Guiné, na Chapada Diamantina, centro do estado da Bahia. O cenário do Parque Nacional baiano é digno de cinema.
    14Dois times competem em Guiné, na Chapada Diamantina, centro do estado da Bahia. O cenário do Parque Nacional baiano é digno de cinema.
  • Na localidade baiana que ficou conhecida pelo projeto Tamar, dedicado a preservar as tartarugas marinhas, dois meninos fazem graça com uma bola suja de terra.
    15Na localidade baiana que ficou conhecida pelo projeto Tamar, dedicado a preservar as tartarugas marinhas, dois meninos fazem graça com uma bola suja de terra.
  • Na cidade conhecida como 'Roliúde' brasileira, pelos cenários desérticos da vegetação do cerrado, jovens jogam bola no final da tarde. A poeira é inevitável na região central da Paraíba, onde há pouca incidência de chuvas.
    16Na cidade conhecida como 'Roliúde' brasileira, pelos cenários desérticos da vegetação do cerrado, jovens jogam bola no final da tarde. A poeira é inevitável na região central da Paraíba, onde há pouca incidência de chuvas.
  • Antiga capital da exportação do ouro entre os séculos XVI e XIV, no litoral do estado do Rio de Janeiro, Paraty encanta pela atmosfera de vilarejo que ainda conserva. A cena da foto, se não fosse pelos shorts modernos dos cinco meninos que tentam marcar um gol, poderia ter sido registrada em qualquer época.
    17Antiga capital da exportação do ouro entre os séculos XVI e XIV, no litoral do estado do Rio de Janeiro, Paraty encanta pela atmosfera de vilarejo que ainda conserva. A cena da foto, se não fosse pelos shorts modernos dos cinco meninos que tentam marcar um gol, poderia ter sido registrada em qualquer época.