Nasce Lideresas de Latinoamérica, um projeto informativo para promover uma democracia mais influente na região

EL PAÍS e Luminate, uma fundação sem fins lucrativos, encaminham um projeto que promove o fortalecimento da democracia e a liderança das mulheres

Idalia Candelas

EL PAÍS, o principal meio de comunicação em Espanhol do mundo e Luminate, fundação global sem fins lucrativos, uniram esforços para criar Lideresas de Latinoamérica, um projeto informativo com o que pretende lançar luz sobrea liderança das mulheres no fortalecimento da democracia na região.

Por meio desta parceria, pensada para ser lançada em março, EL PAÍS melhorará o seu conteúdo na região e ampliará a variedade de suas coberturas jornalísticas, depois do nasciment...

Suscríbete para seguir leyendo

Lee sin límites

EL PAÍS, o principal meio de comunicação em Espanhol do mundo e Luminate, fundação global sem fins lucrativos, uniram esforços para criar Lideresas de Latinoamérica, um projeto informativo com o que pretende lançar luz sobrea liderança das mulheres no fortalecimento da democracia na região.

Por meio desta parceria, pensada para ser lançada em março, EL PAÍS melhorará o seu conteúdo na região e ampliará a variedade de suas coberturas jornalísticas, depois do nascimento de América Futura, projeto dedicado à informação sobre o desenvolvimento sustentável. Neste caso, colocará o foco na liderança das mulheres em América Latina por meio de uma entrevista mensal com uma mulher líder de reconhecido prestígio e cuja trajetória torna visível as dificuldades que enfrentam as mulheres. Também oferecerão artigos de opinião e análise sobre desigualdade de gênero na região.

“Os desafios que impactam as democracias latino-americanas são imensos e diversos. Em diferentes frentes, há mulheres promovendo a resistência e a transformação democrática para atingir sociedades inclusivas e mais justas para todas as pessoas. Ao fazê-lo, enfrentam riscos e violências ao mesmo tempo em que promovem grandes mudanças. Com este projeto, queremos lançar luz sobre seus êxitos e os obstáculos que enfrentam”, diz Gabriela

Hadid, Diretora da Luminate para a América Latina. “Para EL PAÍS, a cobertura da desigualdade sofrida pelas mulheres na América Latina é um eixo fundamental do seu projeto na América. Não se trata apenas de denunciar essas injustiças, mas também de dar visibilidade aos esforços para acabar com elas”, afirma o diretor para as Américas do EL PAÍS, Jan Martínez Ahrens.

Luminate é uma fundação global que trabalha para garantir que todas as pessoas -especialmente aquelas que foram sub-representadas tenham informações, direitos e poder para influenciar decisões que impactam a sociedade. Na América Latina está presente na Argentina, Brasil, Colômbia e México. Seu trabalho é focado na maior participação e representação de mulheres, pessoas LGBTQIA+, afrodescendentes e jovens em espaços de decisão; a proteção de jornalistas e ativistas, o fortalecimento do jornalismo independente e o combate à desinformação e ao discurso do ódio no debate público.

“Uma democracia legítima deve ser uma democracia inclusiva. E isso só será possível quando os espaços cívicos e políticos forem acessíveis a todas as pessoas, e quando tivermos um debate público marcado por informação de qualidade, diversidade, pluralidade e respeito”, explica Felipe Estefan, vice-presidente da Luminate.

O espaço, administrado com absoluta autonomia pela redação do EL PAÍS, contará também com a rede global de colaboradores do jornal, assim como seu suporte tecnológico. O conteúdo, que será oferecido ao público em múltiplos formatos, do texto ao vídeo, será dado de forma aberta e seguirá os critérios incluídos no Livro de Estilo do EL PAÍS.


Archivado En