Com a participação de:
José Wellington Barroso de Araújo Dias
Governador do Estado do Piauí. Nasceu na cidade de Oeiras, Piauí, em 1962. Estudou Letras na Universidade Federal do Piauí (1982) e é licenciado em Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, no Banco do Estado do Piauí e na Caixa Econômica Federal. Foi membro da Central Única dos Trabalhadores, Presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal e Presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí. Em 1994, elegeu-se deputado estadual e Presidente diretório regional do Partido dos Trabalhadores. Em 1998, foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002, ano em que foi elegido Governador do Piauí. É autor do livro Macambira e de contos, como Maria Valei-me (1984), O conto de Literatura Piauiense (1981) e Novos Contos Piauienses (1984). Em junho de 2007, lançou o livro As Tiradas de Tio sinhô.
Camilo Santana
Governador do Estado do Ceará. Nasceu no município de Crato, no Ceará (Brasil). Estudou Engenharia Agronômica e é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua carreira política como servidor público federal e ocupou a superintendência adjunto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) no Ceará entre 2003 e 2004. Foi Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010 e posteriormente assumiu a secretaria das cidades. Desde janeiro de 2015 está a frente do Governo do Estado do Ceará.
Otaviano Canuto
Diretor Executivo do FMI. É diretor executivo do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Cabo Verde, República Dominicana, Equador, Guiana, Haiti, Nicarágua, Panamá, Suriname, Timor Leste e Trinidade e Tobago. Canuto serviu anteriormente como vice-presidente, diretor executivo e conselheiro sênior da BRICS no Banco Mundial, bem como vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ele também atuou no Governo do Brasil, onde foi secretário de Estado para assuntos internacionais do Ministério da Fazenda. Ele também tem uma extensa formação acadêmica, servindo como professor de economia da Universidade de São Paulo e Universidade de Campinas (UNICAMP) no Brasil.
Marta González Novo
Diretora do Hoy por Hoy Madrid de Cadena SER. Licenciada em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madrid em 1997. Dirige há quatro anos Hoy por Hoy Madrid, programa que se consolidou como líder de audiências pelas manhãs. Antes disso, dirigiu La Ventana e A vivir que son dos días no verão. Trabalhou como enviada especial emPequim, Israel ou Panamá. Ganhou os Prêmio Antena de Prata em 2013, Parlamento de Andaluzia em 2011 e o recente Samur Social pelo compromisso do programa que dirige diariamente na Cadena SER, do que o jurado destacou “seu trabalho por converter-se na voz dos mais desfavorecidos”. González Novo participou durante semanas como enviada especial na cobertura do Prestige (Gallicia) pelo que a redação de informativos da Cadena SER recebeu um Ondas. Entre os centos de entrevistados que formam sua bagagem profissional, se encontram políticos, artistas, músicos, intelectuais ou atores, como Alfredo Pérez Rubalcaba, Ángel Gabilondo, Alfonso Guerra, Alberto Ruiz Gallardón, Jane Goodall, Charles Aznavour o Eduardo Galeano, entre muitos outros.
Fernando Gualdoni
Redator chefe de negócios do EL PAÍS. Buenos Aires, 1968. É advogado pela Universidade de Buenos Aires, Master em Jornalismo pela UAM-EL PAÍS e em Análise de Inteligência pelas Universidades Carlos III e Rey Juan Carlos de Madri, e tem o reconhecimento do Centro Nacional de Inteligência (CNI). Cursou também o Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDD) no IESE. Iniciou sua carreira no Diário EL PAÍS em 1999 na seção de Economia, especializando-se em temas internacionais sobre comércio, matérias-primas e energia. De 2004 a 2014 esteve na área internacional, onde foi chefe de seção, com dedicação especial para os processos políticos e econômicos da América Latina. Desde maio de 2014 é responsável pelo Suplemento de Negócios do EL PAÍS.
Ted Lago
Presidente do Porto de Itaqui. É Graduado em Administração de Empresas com MBA em Finanças e Planejamento Estratégico pela PUC-RJ-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na aviação comercial na empresa Sharp Brasil Eletrônicos, com sede em São Paulo. Trabalhou também como Diretor de Operações da franquia Coca-Cola no Maranhão. Em 2001, tornou-se Vice-Presidente da holding Grupo Lago. Em 2008, começou a investir em imóveis, formando Vila de Sintra Maranhão. Durante sua carreira profissional, Ted Lago foi um empreendedor social ativo. É também membro da Fundação AVINA, que trabalha com a criação de estratégias de sustentabilidade em toda a América Latina. Atualmente é presidente da EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária, responsável pelo Porto de Itaqui, Porto Grande e pelos terminais de passageiros do serviço de ferryboat da Ponta da Espera e Cujupe.
Flavia Marreiro
Subeditora do EL PAÍS Brasil. Antes de se unir ao jornal, foi por mais de uma década jornalista da Folha de S. Paulo, periódico líder na América do Sul, sendo correspondente em Caracas e em Buenos Aires. Em 2014, Marreiro foi bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism na Universidade de Oxford (Reino Unido), onde realizou e publicou uma pesquisa sobre Internet e meios de comunicação sob Raúl Castro.
Aurelio Menéndez
Gerente de Transporte e Infraestrutura do Banco Mundial para América Latina e Caribe. É doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), em Cambridge, e Master em Planejamento Urbano pela Universidade de Pensilvânia. É gerente de Transporte e Infraestrutura do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe. Atualmente lidera numerosos projetos setoriais no nordeste do Brasil, muitos deles no setor de infraestrutura.
Julián Núñez
Vice presidente da Comissão de Relações Internacionais do CEOE e Presidente do SEOPAN. É engenheiro de Caminos, Canales y Puertos pela Universidade Politécnica de Madrid e possui MBA executivo pelo Instituto da Empresa. Iniciou sua carreira profissional em 1992 como Chefe de Produção da empresa VÍAS y CONSTRUCCIONES, onde posteriormente trabalhou como Chefe de Obra e Gerente de UTE, Administrador e Diretor da empresa VÍAS y CONSTRUCCIONES Portugal e Subdiretor da Zona Norte-Levante até o ano de 2002. Em 2004 juntou-se ao SEOPAN como vice presidente executivo até 2013, ano em que foi nomeado Presidente desta associação. É também membro do Comitê Executivo de CEOE, Presidente da Comissão de Concessões e Serviços da CEOE e Vice presidente da Comissão de Relações Internacionais da CEOE.
Luis Prados
Subdiretor de EL PAÍS. Luis Prados de la Escosura (Málaga, 1959) é subdiretor do EL PAÍS responsável pelas edições da América. Licenciado em Filologia Hispânica pela Universidade Complutense de Madri, pertence à primeira turma do Master de Jornalismo UAM/EL PAÍS. Ingressou no jornal em 1988 e esteve vinculado às editorias de Nacional, Cultura, Sociedade, Comunicação, Domingo e Internacional. Em 2007 foi nomeado redator-chefe de Internacional e em 2011, correspondente no México, onde se encarregou de criar uma redação no Distrito Federal. Dois anos depois, liderou o lançamento do EL PAÍS no Brasil.
Antonio Simões
Embaixador do Brasil na Espanha. Licenciado em Direito, ingressou na carreira diplomática por oposição em 1982, como terceiro secretário. Em 1983 se incorporou a Divisão de Política Comercial, em Brasília. Trabalhou nas Missões do Brasil em Genebra e Nova York, entre 1990 e 1993, na Embaixada do Brasil em Santiago. Foi Chefe do núcleo de coordenação da ALCA entre 1999 e 2003, secretário de Planificação Diplomatica entre 2005 e 2006, primeiro diretor do Departamento de Energia de Cancillería entre 2006 e 2008, onde coordenou a negociação do acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre biocombustíveis. Em 2008 foi nomeado embaixador do Brasil em Caracas. Foi também subsecretario geral da América do Sul, Central e do Caribe entre 2010 e 2015 e coordenador nacional do MERCOSUL, UNASUR e CELAC. Em outubro de 2015 foi nomeado embaixador do Brasil em Madrid.