EL PAÍS

Ponentes

6 de junho de 2014

 

foto

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República Federativa do Brasil presidente de honra do Instituto Lula.  Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria. Terminou seu segundo mandato com 87% de aprovação, tornando-se um dos mais populares presidentes da história do Brasil e um dos políticos mais respeitados do mundo. Durante seus oito anos de governo, foram gerados 15 milhões de empregos. Vivenciou em seu caminho dificuldades semelhantes às de grande parte da população brasileira. Formado como torneiro mecânico, elegeu-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Em fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. E depois de se candidatar e perder três vezes, Lula foi eleito presidente da República em 2002. Após a presidência, foi criado, a partir do Instituto Cidadania, o Instituto Lula, que cuida do acervo histórico, do intercâmbio internacional das experiências políticas do ex-presidente e das iniciativas de cooperação e integração do Brasil com o continente africano e a América Latina.

foto

Tarso Genro

Governador do Estado de Rio Grande do Sul. É advogado e publicou diversas obras de Direito e Teoria Política, no Brasil e no exterior, como “Utopia Possível” e “Fundamentos da Constituição”. Também foi vice-prefeito de Porto Alegre, prefeito e deputado federal. Durante o governo de Lula exerceu a Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Ministério da Educação, Ministério de Relações Institucionais e da Justiça. Além disso, presidiu o Partido dos Trabalhadores. Atualmente é Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

foto

Murilo Xavier Flores

Secretário de Estado do Planejamento do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Economia Rural na UFV, Doutorado em Sociologia Política com especialização em Desenvolvimento Sustentável na UFSC. Foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) por cinco anos, secretário de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, presidente da Fundação do Meio Ambiente e secretário executivo do Pacto em Santa Catarina. Atualmente é pesquisador da EMBRAPA, vicepresidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento ( CONSEPLAN) , secretário de Estado de Planejamento.


foto

Cassio Taniguchi

Secretário do Estado de Planejamento e Coordenação- Geral do Estado do Paraná. Cursou Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Veio para o Paraná em 1965 e começou a carreira profissional na Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná (CODEPAR). Foi Presidente da URBS – Companhia de Urbanização de Curitiba. Atuou em projetos de urbanização em São Paulo, Guarujá, Niterói e Dourados; e de transporte em Aracaju, Recife, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa e Salvador. Foi Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) e foi secretário estadual de Planejamento e de Indústria e Comércio. Elegeu-se Prefeito de Curitiba em 1996 e foi reeleito em 2000. Passou a proferir palestras em diversas partes do mundo, e participa como membro da UNITAR, braço da ONU para apoiar programas especiais de orientação aos administradores públicos. Foi Presidente do Instituto Tancredo Neves Reginal do Paraná – ITN-PR, Curitiba, PR, 2005; Membro da Fundação Liberdade e Cidadania; foi eleito Deputado Federal em 2006 e Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal. Em 2011 assumiu o cargo de Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, o qual exerce até hoje.

foto

Arno Hugo Augustin Filho

Secretário do Tesouro Nacional do Brasil. Nascido na cidade de Carazinho, Rio Grande do Sul, em 1960, é economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1983. Ocupou vários cargos no setor público estadual e federal, destacando-se: Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Secretário Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul e Secretário da Fazenda de Porto Alegre. Em junho do ano 2007, assumiu o cargo de Secretário do Tesouro Nacional do Brasil.

foto

Marcio Fortes de Almeida

Diretor de Relações Institucionais da FRIJAN. Formado como advogado e diplomata, atualmente é Diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias de Rio de Janeiro (FRIJAN). Ressalta en sua trajétoria professional cargos no ámbito público como ministro de Minas e Energía, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, presidente da Autoridade Pública Olímpica, vice-presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) o como subdiretor da Assessoria Especial do Presidente da República. Também, tanto no setor público como privado, participou como membro dos conselhos de administração de empresas nas áreas de energia elétrica, siderurgia, pesquisa agrícola, abastecimento, financeira, portos e transporte metroviário tais como ELETROSUL, ITAIPU BINACIONAL, CEAGESP, CEASA-MG, BANCO DA TERRA ou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos ou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico y Social. Finalmente, trabalhou no ámbito acadêmico como pesquisador na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) y como examinador dos concursos para a carreira de diplomata. Finalmente, destacam sua nomeação como Cidadão Honorário de vários estados e cidades brasileiras e os prêmios do Instituto de Rio Branco en Relações Exteriores e o Premio Pantheón do Colegio Militar de Rio de Janeiro.

foto

Eduardo Giacomazzi

Observador da OECD em Brasil. Coordenador do Comitê da Bioindústria - BioBrasil na FIESP, em São Paulo. Criado em 2012, o Comitê é encarregado de definir um plano de trabalho multisetorial para o país, da construção da imagem e de mobilização da indústria para promover a biotecnologia no Brasil. Como diretor executivo da Brazilian Life Sciences Biotech Gate, uma empresa VentureValuation, orienta novos negócios, a elaboração de políticas de públicas e a estruturação de transações comerciais por meio de banco de dados especializado em ciências da vida. Desde 2009, Giacomazzi é membro observador e palestrante no Grupo de Trabalho em Biotecnologia da OCDE. Foi fundador e CEO da Associação Brasileira de Biotecnologia BrBiotec e coordenador de Marketing no Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cietec) na Universidade de São Paulo.

foto

Carlos Henrique Horn

Diretor do BRDE. Diretor de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), após ter ocupado a presidência e a vicepresidência da instituição. Horn é economista e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduou-se em ciências econômicas na UFRGS tendo concluido, também nessa Universidade, o mestrado em Economia. Posteriormente, realizou o doutorado em Industrial Relations na London School of Economics and Political Science, da Universidade de Londres. A atividade docente e de pesquisa concentra-se nas áreas de desenvolvimento econômico e relações de trabalho. Horn trabalhou como economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). No setor público, além de sua atividade no BRDE, foi membro do Conselho de Administração do Banrisul e do Conselho do SEBRAE-RS. Também preside a Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e é membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE e do Conselho Consultivo da FINEP.

foto

Carla Jiménez

Editora chefe do EL PAÍS Brasil. Carla Jimenez é formada em Orchestrating Winning Performance (OWP) da escola de negócios IMD, MBA em Derivativos e Informações Financeiras na Fipe/USP/BM&F, Curso de Macroeconômia na FEA-USP, Curso de Relações Internacionais na PUCOGEAE e Graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi editora de econômia da revista IstoéDinheiro, editora de economia do jornal Brasil Econômico, gerente de Comunicação FischerSá Marketing Engineering Group e gestionou o conteúdo para o cliente Fecomercio, entre outros. Atualmente é a editora chefe do EL PAÍS Brasil.

foto

Mauro Knijnik

Secretário de Desenvolvimento de Rio Grande do Sul. Empresário e economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos de especialização em diversos países, é técnico aposentado do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), instituição da qual foi vice-presidente. Trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)e lecionou em diversas universidades. Também presidiu o Conselho de Administração do Banrisul, a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e a sétima Bienal do Mercosul. Foi secretário estadual da Fazenda entre 1979 e 1983. Assumiu a secretaria e a coordenação do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul em janeiro de 2011.

foto

Francisco Luzón López

Economista, ex vicepresidente do Santander AL. É conselheiro de Latam Airlines desde Setembro 2012. Durante os dois últimos anos, tem sido assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e professor “ Visiting Leader” da China Europe International Business School (CEIBS). Na atualidade, é assessor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM), conselheiro independente do Conselho de Administração do Willis Group e presidente do Conselho da Business School ICADE. Anteriormente, foi vicepresidente executivo da América Latina no Banco Santander, vicepresidente Mundial da UNIVERSIA, S. A, presidente e CEO da Argentaria, conselheiro-diretor geral do Grupo Banco de Vizcaya e conselheiro-diretor geral do Grupo BBV. Durante sua carreira profissional, Francisco Luzón ocupou diferentes cargos como conselheiro em diversas companhias, como Inditex. Além disso, exerceu diversas posições em instituções de diversa natureza, entre as quais destaca sua adesão ao Patronato da Fundação Príncipe de Asturias, a Presidência da Fundação Argentaria y sua atual responsabiliade como vicepresidente da Biblioteca Nacional da Espanha.

foto

André Moreira Cunha

Vice-director da Facultade de Ciências Econômicas da UFRGS. Professor Associado do Departamento de Econômia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Economia pela University of Cambridge . Foi professor visitante na University of Leiden (Holanda), professor da Unisinos (1995-2003) e assessor da Diretoria do BRDE Autor de artigos publicados em jornais nacionais e internacionais, tais como: Cepal Review, Latin America Research Review, Journal of Post Keynesian Economics, America Latina Hoy, Revista de Economia Política, Revista da ANPEC, Econômia e Sociedade, Ensaios FEE, Nova Econômia, Revista Análise Econômica, entre outras. Também é autor de livros relacionados com aspectos macroeconômicos do comércio e finanças, globalização, integração econômica e desenvolvimento econômico.

foto

Javier Moreno

Diretor editorial do grupo PRISA.Graduado em Ciências Quimicas na especialidade industrial pela Universidade de Valencia. Exerceu esta proffisão na Espanha e Alemanha. Em 1992 realizou o mestrado de Jornalismo do EL PAÍS-UAM e depois, trabalhou na seção de econômia do jornal. Em 1993, foi nomeado chefe da edição de México. En 1999, voltou a Madri como chefe da seção de econômia y em 2002 ocupou o cargo em Berlín. Um ano depois foi nomeado diretor do jornal económico CINCO DÍAS, também do grupo PRISA. Em 2005, regresou a EL PAÍS como subdiretor da edição do domingo. Em setembro desse ano foi nomeado vice- diretor. O 4 de maio de 2006 foi nomeado diretor do jornal, cargo que ocopou até o 4 de maio deste ano.

foto

Ivan De Pellegrin

Presidente da AGDI/RS. Diretor presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) onde também atuou como diretor de planejamento, programas e captação de recursos, tendo desempenhado o papel de coordenador geral da Política Industrial do Estado do RS. Foi diretor da Produttare Consultores Associados, tendo atuado dez anos em consultoria e treinamento em diversas empresas nas áreas de estratégia de operações, sistemas de produção e gestão da inovação. Paralelamente atuou como professor convidado em diversas universidades. Trabalhou como diretor técnico e diretor industrial na Cordoaria São Leopoldo SA tendo atuado por 12 anos em desenvolvimento de produtos e processos, parcerias tecnológicas, gestão de produção e apoio técnico a vendas internacionais.

foto

Marc Wiess

Presidente e CEO da Global Urgan Development (GUD). Presidente e CEO da Global Urgan Development (GUD). Marc Weiss é presidente e diretor geral da Global Urban Development (GUD), uma organização politica internacional e rede professional que agrega a 600 líderes em 60 países. Marc, com sua esposa, dirige investigações em colaboração com o AGDI e Unisinos. Também trabalha no assessoramento ao governo de Rio Grande do Sul, na aplição da GUD’s Metropolitan Economic Strategy, Sustainable Innovation, com o financiamento do Banco Mundial e o apoio do Ministério de Desenvolvimento e Indústria. No âmbito acadêmico é professor-adjunto de Relações Internacionais e Assuntos Públicos na Columbia University, professor internacional de Economia e Gestão de Negócios pela Unisinos e membro do Comitê de Direção da Sustainable Development Knowledge Partnership e da Habitat World Urban Campaign das Nações Unidas, e da iniciativa Atlantic Council Urban World 2030. Foi assistente especial do Secretário da HUD Laison para o Conselho de Presidentes sobre o desenvolvimento sustentável na Administração Clinton, coordenador do 1998 Strategic Economic Development Plan em Washington DC e director-adjunto da California Commission on Industrial Innovation. É autor de The Rise of the Community Builders e co-autor de Real Estate Development Principles and Process. Doutorado em cidade e Planejamento Regional e Urbano pela University of California-Berkeley e formado com honras em Ciências Políticas pela Stanford University.

 

Otras noticias

Patrocinador Máster:

  • Banrisul

Patrocínio:

  • BRDE
  • Badesul
  • AGDI

Apoio:

  • Governo do Rio Grande do sul
  • Força Eólica do Brasil
  • Zigon ad Sales
  • Store Tv
  • Sebrae
  • Prefeitura Porto Alegre
El País
© EDICIONES EL PAÍS, S.L. - Miguel Yuste 40. 28037 Madrid [España]