Encuesta

Votar Ver resultados »

Teste | Além da monogamia

As relações não monogâmicas têm muitas formas. Casais abertos, poliamor, anarquia relacional... O mapa da não monogamia mostra alguns modelos. Responda a algumas perguntas para saber onde você se situaria, ou visualize o mapa diretamente.

Ver resultado

Aqui está você
Clique nas células para ver sua definição
dos outros

dos outros

Os percentuais representam quantos usuários responderam que determinada opção funcionaria para si.
Ver resultado
Clique nas células para ver sua definição

O teste, o gráfico e estas definições foram inspiradas no mapa do ativista e educador poliamoroso Franklin Veaux, muito mais amplo. Ele pode ser visto em inglês ,e em espanhol, uma versão anterior,aqui.

DEFINIÇÕES

Relação aberta

Relação que, de forma consensual, não é sexualmente exclusiva. Em geral, trata-se de uma relação romântica, entre duas ou mais pessoas, que permite o sexo fora do núcleo, mas não os vínculos românticos. Tem conotações diferentes de pessoa para pessoa (para alguns, o termo engloba também o poliamor).

Poliamor

Pacto que permite manter relações românticas e/ou sexuais com outras pessoas, de forma consensual. Tem conotações diferentes de pessoa para pessoa (costumam ser excluídas as relações puramente físicas).

Anarquia relacional

Filosofia que não prioriza as relações românticas sobre as não românticas (relações de amizade, vínculos familiares, relações sexuais...), e que, por sua vez, não costuma priorizar relações românticas sobre as demais. Ativistas como Roma de las Heras especificam que a anarquia relacional implica não só mudanças no aspecto afetivo das relações, e sim, necessariamente, uma mudança na organização social para desmontar hierarquias e privilégios (“Não estou de acordo em dedicar 90% da minha energia e centrar todos os meus projetos vitais em minha relação romântica”).

Poligamia religiosa

Sistema que permite, geralmente ao homem, ter vários cônjuges por motivos espirituais (“Somos uma família mórmon, composta por três esposas e um marido”).

Infidelidade

Relações sexuais ou românticas que não foram acordadas pelo casal ou núcleo (“Estou há alguns meses saindo com uma colega de trabalho. Minha mulher não sabe”).

Fazer o teste
Não sei. Próxima Ver resultado